Sem os sindicatos e os movimentos sociais o mundo estaria pior.
Ao longo da história, trabalhadoras e trabalhadores de todos os lugares se organizaram e contribuíram para melhorar nossas condições de vida coletiva. As formas de mobilização tiveram que mudar muitas vezes, porque mudaram também as estratégias de ataque aos nossos direitos. Nesse processo de luta por uma vida mais digna, que exigiu constante invenção e reinvenção, muito conhecimento.


O Centro de Estudos e Pesquisas em Trabalho Público e Sindicalismo – Fazendo Escola é uma entidade intersindical que tem por objetivo promover a formação política envolvendo lideranças sindicalistas, suas bases e a comunidade como um todo. Procuramos fazer isso sempre a partir da perspectiva da educação popular, que valoriza a experiência e os saberes dos/as trabalhadores/as.
A partir desses eixos articulamos cursos, publicamos materiais de estudo, facilitamos iniciativas de pesquisa e organizamos diferentes espaços abertos de troca e reflexão. No entanto, ao priorizar esses eixos não significa que a gente se limite a eles. Buscamos sempre trabalhar esses grandes tópicos levando em consideração a forma como eles são atravessados não só por questões de classe, mas também de gênero, raça, território e outros marcadores sociais.
Estudar e pesquisar dá bastante trabalho, mas não precisa ser uma atividade tediosa ou solitária. O Fazendo Escola está sempre buscando novas parcerias com universidades, sindicatos, órgãos públicos e outras instituições. [linkar para página “faça parte da nossa colméia”]. Em um constante exercício de tentativa e erro, procuramos experimentar linguagens diferentes para nossas atividades e materiais, indo além da palavra escrita ou falada.
O Fazendo Escola foi fundado em 2011 pelo SINJUSC (Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina). Hoje fazem parte do centro os seguintes sindicatos:




nossos princípios
Nos processos de idas e vindas, trocas e partilhas que constroem esse conhecimento, todos têm espaço. A educação popular parte das experiências individuais e coletivas – e dos saberes que são gerados por essas experiências – para promover uma leitura mais ampla de mundo. Trata-se de um exercício coletivo e permanente de movimento e reflexão, em que a gente caminha perguntando e pergunta caminhando.
Para o Fazendo Escola, o conhecimento não deve ser uma forma de distinção ou segregação, mas uma
A educação popular não é apenas uma metodologia, é uma opção política que parte da ideia de que o conhecimento deve ser voltado para a transformação social.
ferramenta para aproximar pessoas e criar equidade e justiça social. Por isso, buscamos formular projetos de formação e pesquisa ancorados na realidade e nas condições atuais de vida da classe trabalhadora, incluindo não só sindicalistas, mas todas as pessoas que vivem do trabalho. Temos como objetivo formar sujeitos capazes de elaborar teórica e politicamente as demandas e experiências de suas comunidades e categorias para, então, agir de forma mais certeira na luta pela dignidade para todos e todas.
Conselho diretor
Presidente: Neto Puerta – SINJUSC
Vice-Presidenta: Maíz Junqueira – SINDJUS RS
Secretário-Geral: Hugo Leonardo Andrade – SINDJUD PE
Tesoureira-Geral: Cristiane Muller – SINJUSC
Primeira-Tesoureira: Andrea Regina da Silva – SINDIJUS PR
Conselho fiscal
Gilmar Rodrigues – SIMPE
Adailton Pires Costa – SINTRAJUSC
Angela Daltoé Tregnago – SINJUSC
