0 1 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0

Por Um Fio – Seminário Internacional de Saúde e Trabalho

O que está acontecendo com nós, trabalhadoras e trabalhadores? O que nos adoece? O que é que chamamos de saúde? Adoecemos apesar ou por conta do trabalho? É possível ter saúde sozinha/s?

Realizado no final de agosto de 2024, o Por um Fio reuniu na UFSC mais de 300 pessoas de todas as regiões do Brasil e países da América Latina. Seu objetivo foi reunir pesquisadores, acadêmicos, estudantes, sindicalistas, profissionais da saúde e movimentos sociais para debater as relações entre saúde e trabalho. 

Ao longo dos três dias de seminário tivemos quatro mesas, uma conferência, oito oficinas, atividades culturais e intervenções artístico-pedagógicas. Confira a programação completa na página do evento.

O seminário foi construído ao longo de um ano de planejamento envolvendo diálogos com a universidade e um processo de formação interno que mobilizou todos os sindicatos que fazem parte do Fazendo Escola. Durante esse processo preparatório também foram estreitados os laços com universidades e sindicatos latinoamericanos, o que incluiu um pré-seminário na cidade de Rosário, Argentina.

Para fortalecer as bases político-metodológicas do seminário, partimos da perspectiva e da experiência da saúde coletiva no Brasil, que foi o ponto de partida para debater temas como assédio, tecnologia, determinantes sociais no processo saúde/adoecimento, pesquisa em saúde e organização coletiva.

O interesse no seminário foi tamanho que as inscrições acabaram em menos de 4 horas, demonstrando a relevância do tema e da forma de abordagem escolhida, que buscou mobilizar também a arte como ferramenta de formação.

Entre os frutos dessa articulação está a organização de um curso de formação baseado nos conteúdos abordados no seminário. Além do curso (em fase de elaboração), o seminário rendeu a produção de um curta metragem e um livro.

Esse projeto foi feito em parceria com o Laboratório de Sociologia do Trabalho da UFSC e a Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET). Seu financiamento foi viabilizado através de emenda parlamentar do Deputado Pedro Uczai (PT). 

Saiba mais: