Para debater as mudanças no mundo do trabalho e suas incidências na trajetória dos trabalhadores, organizamos um ciclo de seminários públicos que foram realizados de forma virtual devido ao contexto de pandemia. Ao todo, foram cinco encontro com as seguintes temáticas:
-A pandemia e o mundo do trabalho: tecnologias e trabalho
-Assédios, violências, saúde e cuidado
-Liberdade, precariedade e trabalho compulsório
-Desigualdades estruturais e mercado de trabalho
-Políticas de austeridade e reformas no mundo do trabalho
-Trabalhadores e trabalhadoras reinventam formas de organização
Centenas de pessoas participaram das transmissões e dos debates promovidos após cada uma das sessões. Entre os conferencistas, tivemos pesquisadores de diferentes regiões do Brasil, da Argentina e do Uruguai.
Após a finalização dos seminários, publicamos um livro com a coletânea de artigos escritos pelos conferencistas e organizadores. Além do livro, o ciclo de seminários rendeu também uma cartilha de formação que pode ser usada tanto para leitura individual como para iniciativas coletivas de formação dos trabalhadores. O material já foi usado por sindicatos e professores de vários lugares do Brasil.
Esse projeto foi feito em parceria com o Laboratório de Sociologia do Trabalho da UFSC e viabilizado através de emenda parlamentar do Deputado Pedro Uczai (PT).
Saiba mais:
- Site do projeto
- Matéria sobre o lançamento dos materiais do projeto na Câmara de Deputados (Brasília)
- Matéria do evento de lançamento dos materiais na UFSC
- Gravação de todas as conferências
- Livro O Futuro do Trabalho: Perspectivas Latinoamericanas
- Cartilha de formação para trabalhadoras/es









